TIMPANOPLASTIA
Infecções no ouvido ou traumas na região podem ocasionar na perfuração da membrana do tímpano. Como consequência, se o problema não for tratado corretamente, pode levar a perda auditiva total ou em certos graus. A timpanoplastia pode ser o procedimento mais eficiente para recuperação da saúde do paciente.
O que é timpanoplastia?
É a cirurgia que tem o objetivo de reconstituir a membrana do tímpano. No procedimento, geralmente, é utilizado um enxerto de alguns compostos ou da própria cartilagem da orelha para cobrir a perfuração e reconstituir o local.
Caso tenha a identificação do comprometimento de outras estruturas da região, a mesma cirurgia pode ser aproveitada. Assim, é possível recompor todo o sistema e ter resultados bem eficientes.
É importante ressaltar que, quando identificada a perfuração timpânica, o paciente deve ficar impedido de lavar a região e tomar banhos de piscina, mar ou rio. Isso porque com a passagem de água no local, infecções ou inflamações podem surgir, piorando o quadro clínico do paciente.
Indicações da timpanoplastia
O procedimento de timpanoplastia é indicado quando o tratamento utilizando medicamentos não funcionou. Normalmente, espera-se que os medicamentos façam efeitos com até 3 meses.
Pós-operatório do procedimento cirúrgico
Todo o processo é bem rápido e indolor, feito com anestesia. A recuperação também é mais tranquila, tanto que o paciente retorna para a casa no mesmo dia. Durante o pós operatório, pode ocorrer, nos primeiros dias, tontura, sensação de zumbido no ouvido, perda de equilíbrio e até sentir a boca seca. No entanto, caso esses sintomas persistam é muito importante retornar ao médico.
Entre em contato com a equipe da clínica Clarissa Jardim e faça o agendamento da sua consulta. Aguardamos a sua visita!