TRATAMENTO PARA RONCO E APNEIA DO SONO

TRATAMENTO PARA RONCO E APNEIA DO SONO

A emissão de ruídos durante o sono pode causar muito constrangimento para as pessoas que passam por isso. Além disso, pode ocasionar também em complicações de saúde e provocar consequências graves para o organismo, se o ronco ou a apneia do sono não forem tratadas.

Entenda o que é ronco e apneia do sono

Existe uma diferença entre os dois problemas. O ronco é caracterizado por uma vibração das paredes da faringe e da língua no céu da boca. Aliado a isso, pode surgir também a chamada apneia do sono, que consiste em pausas respiratórias durante o sono. A consequência desses problemas podem ser: irritabilidade, sonolência durante o período do dia, falta de concentração, falta de memória, garganta seca, dores de cabeça. Podendo provocar outras doenças, como a diabetes, hipertensão e até mesmo depressão.

Tratamento para o ronco e apneia do sono

Para iniciar um tratamento, primeiramente, é preciso entender a origem do problema. O tratamento deve ser individualizado e adequado, levando em consideração a anatomia do paciente e o grau da apnéia ( leve, moderada ou grave). Existem várias abordagens cirúrgicas para o ronco e apnéia, que tem por objetivo desobstruir as vias aéreas superiores, dentre elas: a correção de desvio do septo nasal, elevação do palato mole, remoção das amígdalas, entre outros. O tratamento também pode ser ortodôntico, com uso de aparelhos intraorais Por fim, pode ser necessário o uso do CPAP, um aparelho usado durante o sono que ajuda a respiração por meio da pressão de ar positiva gerada por uma ventilação forçada, que joga o ar ambiente por uma mangueira ( traquéia) ligada a uma máscara, parecido com uma inalação.

Apneia em crianças

A condição é mais comum em crianças com o aumento das amígdalas e da adenoide (carne esponjosa). “Normalmente o tratamento mais eficiente, consiste na retirada desses elementos, por meio de uma cirurgia chamada adenoamigdalectomia”.

Na clínica Clarissa Jardim priorizamos a sua saúde, bem-estar, qualidade de vida e conforto, principalmente nas noites de sono, que são fundamentais para o bom funcionamento de todo o organismo. Por isso, investimos em tratamentos eficientes e colocamos à disposição dos pacientes uma equipe altamente especializada nesse tipo de complicação. Entre em contato e faça o agendamento da sua consulta. Chega de dormir mal e passar por constrangimentos.